Nossa Rota

Sonho tem tamanho ?!

Postado por | Postado em Blog do Crisa | em 03-12-2011

Essa historia comecou ha mais de 20 anos atras. Quando eu tinha 13 anos de idade, meu pai, naquela epoca ainda velejador iniciante, me levou para conhecer um “frances maluco que atravessa o atlantico todos os anos porque gostava de curtir o verao, assim que ele passa metade do ano na europa e a outra metade no Brasil”.

E importante lembrar que naquela epoca, ha uns 25 anos atras, o mundo era bem diferente.

Comunicacao entre diferentes culturas era feita por carta, informacao a respeito de qualquer coisa era muito cara e se chamava “know how”, e velejar ao redor do mundo era assim digamos, “coisa do outro mundo”, portanto, para mim, conhecer esse velejador frances foi literalmente como conhecer uma pessoa do outro mundo! E isso me fascinou. Nesse dia, aos 13 anos de idade, eu decidi, “vou dar uma volta ao mundo em um veleiro”.

Depois desse dia fazer um resumo da minha vida e muito facil. Foram 20 anos sonhando (e juntando dinheiro), e os ultimos 5 anos realizando esse sonho. Hoje 03/12/2011, chegamos em Salvador, completando uma circunavegacao que durou quase 5 anos, com mais de 30 paises visitados e mais de 40.000 milhas navegadas.

 Um dos donos da Ambev, Marcel Telles, tem uma frase que me facinou e inspirou durante anos “Sonhar grande da o mesmo trabalho que sonhar pequeno”. Quando eu conheci o Marcel, ha 15 anos atras, ele tinha como sonho, transformar a Brahma na maior cervejaria do mundo. Naquela epoca todo mundo chamava ele de maluco, visionario, utopico, essas coisas que solem ser chamados todos os grandes sonhadores, hoje a Ambev e a maior cervejaria do mundo e o maluco em questao um dos 50 caras mais ricos do mundo.  Portanto fica a minha pergunta, que tamanho devem ser os nossos sonhos?

Para mim sonho tem que ser dificil (grande) porque para conquistar um sonho grande voce precisa se reinventar, adaptar-se, buscar ver as coisas sempre de um angulo diferente, em fim, se superar como pessoa … mas para mim o mais importante mesmo, e que quando voce corre atras de algo grande, mesmo que voce nao possa transformar-lo em realidade, voce ja vai ter aprendido tanta coisa, que isso por si so, ja valera a pena sonhar.

Fico feliz de haver realizado um sonho de infancia mas nao vejo a hora de comecar a seguir outro maior ainda, porque se tivesse que viver a minha vida sem um grande sonho, seria como morrer um pouquinho a cada dia.

 Aquele abraco!

Capitao Crisa

Comentários

Existem (13) Comentários para Sonho tem tamanho ?!

  1. Parabéns Capitão meu que anonimo e via net acompanhei sua jornada que bons ventos foram esses baseado em seu sonho e claro para mim exemplo de que é possível , estou montando o meu digamos que por enquanto fase dois juntar dinheiro patrimônio e estabilidade mas sem duvida quando possível farei a minha circunavegação mas fica aqui minha admiração e felicitações por essa sua conquista abraço desse que em seu projeto não desistira do seu

    Bons ventos Alex Ramos

  2. Parabéns pelo grande feito Capitão. Acompanhei sua viagem pelo blog, e achei simplesmente fantástica. a capotagem na NZ os piratas da somalia. Estou feliz que tenha dado tudo certo. Muita saúde, paz, felicidade e aventuras como essas.
    E bons ventos é lógico. Grande abraço

  3. Linda viagem, lindo sonho! Qual será o próximo? É o que fico me perguntando durante os nossos 1000dias, dos quais percorremos até agora 570. Carro, pq no barco eu passo mal. rsrs! Não deixe de nos contar os novos planos!

    ps: quem nos falou de vc foi o nosso amigo em comum, Fabio Villas Boas!

    Sucesso e bons sonhos!
    Ana e Rodrigo

  4. E isso ai Cristiano, meus parabens, mandou muito bem. Abracos. Marcello e MAri – Bicho Papao

  5. Cris, fico muito feliz que tenha chegado! Que lindo o texto, muito motivador. Que os próximos sonhos te renovem e te deixem mais e mais feliz. Beijos!

  6. Eu a anos venho pensando em fazer algo neste sentido, e estava a dar voltas na net a procura de um bom projeto para construir meu veleiro acabei aqui no seu site! Te digo uma coisa… É como levar injeção de animo direto na veia… Parabéns bela viagem e excelente “site blog” grande abraço e como dizem por aqui… Bons ventos…

  7. Parabéns, Baiano….mostrou que sonho e plano podem andar juntos. Espero saber em breve qual o novo projeto. Keep dreaming….

  8. Cris, você é único! Parabéns pelas conquistas! Tenho certeza que você é motivo de orgulho para todos que te conhecem, os amigos de agora e os de muito tempo atrás… bjs

  9. Sonhar é muito bom…realizar é ainda melhor. Parabéns pela coragem de seguir seus sonhos, muito bom conhecer vc e a vagabond. Um dia te apresento meu veleiro, que se chama “a prescindere”. Depois me passa seu e-mail e te mando as fotos de ontem, ok?

  10. Congratulations Crisa, and to Mario, too. You guys are amazing.

  11. Crisa quais são seus novos planos?
    Algum relacionado ao meio nautico?
    Abraço!

  12. Navegando na net encontrei o registro do capitão Crisa de um sonho realizado. Coragem de poucos para realizar e sonho de muitos. Quem nunca se imaginou em algum momento da vida no seu lugar, numa viagem por diversos lugares e culturas diferentes. Mas ainda lembro daquele garoto de óculos, um pouco introspectivo com as meninas, porém já sedutor, cheio de amigos ao redor e em sua moto como”Vital”. Fico feliz em te reencontrar pela net. Parabéns a você e aos seus amigos que também tiveram a coragem de literalmente embarcar no sonho da navegação.

    Boa sorte rumo a novas realizações.

  13. Crisa, o livro sai quando?
    Abraço

Envie um Comentário