Nossa Rota

Travessia do Oceano Indico

Postado por | Postado em Blog do Crisa | em 04-03-2011

Um casal de amigosjadores, a Bel e o Bob, do veleiro Bicho Vermelho, me escreveu pedindo dicas sobre a travessia de Bali até Oman. Depois que terminei o email me dei conta de que a decisão de atravessar o norte do Oceano Indico (Indonesia/Singapura/Malasia/Tailandia/Mar Vermelho) ao invés de cruzar o mesmo oceano indico pelo sul, foi provavelmente um equivoco. Abaixo um breve resumo dos principais motivos:

Indonesia ate Tailandia

Essa parte foi  MUITO ruim. Tem rede e barco de pesca por TODOS os lados, a correnteza é sempre contra e o vento, quando presente, adivinha?! Tambem é contra! Achei que tinha sido alguma urucubaca mas todos os outros barcos que conversei tiveram a mesma “sorte”. O estreito de Malaca é terrivel para navegar, com correnteza de mais de 2 nos (contra e claro!) e o pior … não dá para ir pelo raso, para reduzir o efeito da correnteza, porque perto da costa tem milhões de rede de pesca que podem ficar enrroscada na hélice e no minimo dão um trabalhão para cortar.

Tailandia ate Red Sea

A travessia da Tailandia ate Oman (parando em Maldives) prometia e realmente foi uma das melhores velejadas da viajem … tudo a favor! Vento bacana, ondas pequenas e o Vagabond estava feliz, velejando entre  7 e 8 nós numa boa. Para se ter uma ideia, a hélice caiu no meio do caminho mas estavamos velejando tão bem que nem fez falta, chegamos sem stress. Só que nesse trecho tem um problema …´os Piratas! A coisa ainda esta preta por aqui e para piorar os gringos não falam de outra coisa e isso é claro, acaba te contagiando, o que transforma a viajem (com ou sem pirata) num pesadelo antecipado.

Minha ideia era sair junto com o comboio que prometia ser super-seguro mas que no final provou ser apenas dor de cabeca e dinheiro (250 euros!) jogado fora. Primeiro que um comboio com 38 barcos nao vai dar certo nunca! Impossivel fazer tanta gente velejar junto! Todo mundo quer ir o mais rapido possivel e os que vão ficando para tras ficam irritados com toda a pressão para ir mais rapido e na maioria das vezes isso acaba em briga porque nenhum capitão gosta de sentir (e perceber na prática) que seu barco é inferior aos outros … assim que para evitar brigas, acabei atravessando das Maldivas ate Oman com dois outros barcos e mesmo em um grupo tao pequeno, tivemos muita discussão no comeco … sorte que depois dos primeiros dias, o sentido de grupo prevaleceu e chegamos juntos ate Oman.

Assim que depois de um longo email a minha unica dica para a Bel e o Bob foi “Voltem pelo Indico Sul, porque pelo norte é só dor de cabeça!”

Aquele Abraco!

Comentários

Existem (6) Comentários para Travessia do Oceano Indico

  1. Olá,
    Gostaria de manter contato por e-mail para pedir umas dicas sobre um sonho meu de “partir para o mar”.
    Muito obrigado!

  2. Crisa, se possível vai postando informaçoes de sua posição e ralatos a medida que voce for avançando nesse oceano crítico, boa viagem abraço!

  3. Grande Capitao!

    Mando ai as good vibes pra sua aventura!!

    Quando vai pintar em Floripa??

    ABS!@!!

  4. Olá, Cristiano! Como vai?

    Gostaria de um email de contato seu, poderia me enviar? Sou amiga de seu pai aqui de SP, perdemos o contato algum tempo, então achei seu site (sensacional aliás); gostaria de notícias de vcs.

    Abraço,

    Juliana

  5. Hi Cristiano,
    It was nice to meet you in Port Ghalib & Hurghada. I hope you find the crew you are looking for. I wish you all the best!

    xo
    Janet

  6. Oi Juan,

    desculpa a demora na resposta mas no que puder ajudar estamos as ordens.

    Meu email: supercrisa2002@yahoo.com

    Abraco!

Envie um Comentário